Mês/Ano de Competência
A data de competência deve ser preenchida com o mês (e não o dia) onde o evento ocorreu, tanto receitas quanto despesas, assim você garante o registro no sistema financeiro de acordo com a data da ocorrência, independente do pagamento ter sido realizado ou não.
- Para entender pense na seguinte situação: imagine que seu cliente tenha comprado um plano anual no valor de R$ 4 mil no mês de março, mas esse cliente parcelou essa compra deste serviço anual parcelada em 12 vezes, sendo a primeira à vista e as seguintes parcelas nos próximos meses (abril, maio, junho, julho, etc). Pois bem, neste caso, o mês de competência será sempre março, quando foi efetuada a compra do serviço (evento econômico). Mas essa compra vai gerar 12 lançamentos de R$ 333,33 reais cada (eventos financeiros), sendo o primeiro em março (no próprio mês de competência) e as outras parcelas em cada mês seguinte (abril, maio, junho, etc) mas com mês de competência sendo março.
- Outro exemplo, Conta de Luz de Janeiro (referência Janeiro), porém o Vencimento da conta é dia 03/02 (mês seguinte). Pagando a conta no dia 03/02, não quer dizer que você pagou a conta de luz de fevereiro, você pagou a conta "referente" a Janeiro.
Data Vencimento
A data de vencimento é a data na qual um pagamento está planejado para ocorrer, seja uma despesa ou receita.
Data Pagamento
A data de pagamento deve ser preenchida com a data de quando foi realizado o pagamento de uma receita ou despesa, ou seja, quando houve a entrada ou a saída do dinheiro do seu banco ou baixa, independente se o pagamento foi realizado com uma data diferente na qual era o vencimento.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo